SEJA




A Seção de Educação de Jovens e Adultos - SEJA, com o objetivo de garantir o acesso, a permanência e a qualidade de ensino aos alunos que não tiveram oportunidade de estudar na idade adequada, elabora e orienta, além de projetos, propostas que busquem efetivar o retorno aos estudos, incentivando o reconhecimento dessa modalidade como um direito.

As aulas na Educação de Jovens e Adultos - EJA são presenciais e ocorrem no período noturno, tendo como aporte a Plataforma Moodle, espaço onde se implementam e disponibilizam, de maneira interdisciplinar e articulada, projetos que desenvolvem conteúdos, por meio de eixos e centros de interesse, a fim de propiciar uma aprendizagem significativa considerando as particularidades dos alunos.

Em todas as Unidades Municipais que atendem a EJA, são realizadas pré-aulas da disciplina de “Orientação para o Trabalho”, visando ao aprimoramento de habilidades e competências. Há ainda os cursos de Scratch, Empreendedorismo, Eletrônica Básica, Cri@pp, Arduino e Internet das Coisas, com estrutura modular e certificado, cujas atividades partem de um contexto prático, desencadeadas por meio de trilhas de aprendizagem.

Uma outra vertente para os alunos da EJA é o projeto Box Maker, que ocorre em escolas-piloto e alia todos os cursos mencionados em atividades “mão na massa”, com o intuito de resolver situações-problema e criar protótipos que auxiliem de algum modo a sociedade.
Os estudantes da EJA são atendidos em 15 Unidades Municipais de Educação- UMEs, distribuídas em todas as regiões da cidade, oferecendo Salas de Alfabetização, Ciclo I (2.º ao 5.º ano) e Ciclo II (6.º ao 9.º ano) . As vagas estão sempre abertas, devendo o interessado procurar uma das escolas da rede municipal.



Projetos e Programas



Parceiros do Saber

Desde 2005, é desenvolvido o Projeto Parceiros do Saber cujo objetivo é a alfabetização e o letramento de quem não teve a possibilidade de escolarização na idade certa. O Projeto abrange diversos pontos da cidade em parceria com segmentos da sociedade civil.


Programa EJA Mundo do Trabalho

Em 2013, foi firmada uma parceria com o Governo do Estado de São Paulo para o Programa EJA Mundo do Trabalho, que visa apoiar a modalidade oferecendo material pedagógico diferenciado por meio de conteúdos que dialogam com o mundo do trabalho. As formações são realizadas pela Fundação do Desenvolvimento Administrativo – FUNDAP.


Programa Nacional do Livro Didático - PNLD

O PNLD-EJA é o Programa Nacional do Livro Didático para a Educação de Jovens e Adultos. Ele incorporou o Programa Nacional do Livro Didático para a Alfabetização de Jovens e Adultos (PNLA), e ampliou o atendimento, incluindo o primeiro e o segundo segmentos de EJA, que correspondem aos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio na modalidade EJA. Seu objetivo é distribuir obras e coleções de qualidade para alfabetizandos e estudantes da EJA das redes públicas de ensino. Cabe à SEJA, em conjunto com a Seção de Biblioteconomia e Multimídia - SEBIBLI, organizar e orientar a escolha dos livros que serão adotados para os respectivos triênios.


Formações

A SEJA, em conjunto com a Seção de Formação Continuada - SEFORM, procura estar atenta às necessidades de atualização dos docentes para agregar maior qualidade ao processo de construção do conhecimento indo ao encontro das expectativas e sonhos dos educandos.








Email: seja-seduc@santos.sp.gov.br
Tel: (13) 3211 1818 r.1896[/size]