Segunda, Janeiro 20, 2020

Escolas mostram experiências com justiça restaurativa em Santos

19_11_JR.jpg
  • Category
  • Author
  • 0
  • 19
    Nov, 2019
Santos, 19 de novembro de 2019

.

Educadores das redes municipal e estadual mostraram como realizam a Justiça Restaurativa nas escolas, no evento 'Boas Práticas Restaurativas', realizado nesta segunda-feira (18), no auditório da Secretaria de Educação (Seduc).

A Justiça Restaurativa é um novo modelo de solução de conflitos, por meio da restauração do dano causado, e não da punição, melhorando o ambiente escolar pela cultura de paz e não-violência.

“Há dois anos, diariamente, praticamos os círculos restaurativos (partes envolvidas sentam em círculo e se expressam) em sala de aula. Os alunos já estão condicionados e pedem para fazer quando há algum conflito. Eles têm vez e voz que às vezes não têm em casa”, afirmou a professora Flávia Costa, da escola municipal Padre Waldemar Valle Martins. Junto à professora Maria do Socorro Rodrigues da Silva e à diretora Adriana Fontes Zuquim, ela tem escutado inúmeros depoimentos positivos. “Uma vez uma aluna disse: 'tirei todo o lixo da minha cabeça. Agora não tenho vontade ser agressiva.' Outro veio contar que fazia círculos em casa quando havia brigas e as coisas estavam melhorando”, relatou Flávia. 

Outra experiência foi relatada por Lucas Abreu, 16, quando estudava na unidade municipal Mário de Almeida Alcântara. Sua professora Delfina do Nascimento Reitor, ou, Del, como é chamada, e a auxiliar de bibliotecária Selma Asevedo Ribeiro perceberam que ele desenhava muito bem vestidos de alta costura. “Elas me fizeram acreditar no meu sonho e, depois, mostraram para minha mãe que é uma profissão como outra e ela passou a me apoiar, porque há muito preconceito”, declarou Lucas.

Deu tão certo que Lucas ganhou holofotes no Programa Hoje em Dia, da TV Record, foi ao ateliê do' estilista Lino Villaventura e fez um curso de um ano e meio. “Agora quero conseguir uma bolsa para fazer faculdade no exterior”, disse Lucas, cheio de fé.

 .

FÓRUM

Nesta terça-feira (19), às 14h, no Salão Nobre do Palácio da Justiça, no Fórum Central (Praça José Bonifácio, s/ n, 7º andar, Centro), será a vez de 'Justiça Restaurativa: Um Novo Olhar para a Aplicação do Direito - A Experiência Santista'.

Tags: Nenhum

About the Author

admin2

0 Comentários