UME Cidade de Santos promove simultânea de xadrez com campeã brasileira


Atual campeã paulista e brasileira de xadrez, Ana Beatriz Guida Mendes, de 10 anos, disputou partidas na quarta-feira (15), na escola Cidade de Santos (Embaré), com cerca de 20 alunos do 2º ao 9º anos, ao mesmo tempo. Denominada 'Simultânea de Xadrez', a iniciativa ocorreu com igual número de alunos nos dois períodos.

A intenção foi estimular a prática do esporte e divulgar a terceira etapa do Campeonato Metropolitano de Xadrez Escolar, que acontece neste sábado (18), na unidade.

O professor de xadrez Wlamir Ursini, que atua na rede municipal desde 1991, comentou que em média são 49 simultâneas por período, com duração de uma hora e meia. “O critério é por eliminação. Quem ficou por último ganhou um troféu”. Wlamir também ensina voluntariamente o esporte na ONG Caminho do Sol, da qual Ana Beatriz participa. Ela já conquistou 30 prêmios.


[ Leia mais! ]
gerente - segunda 20 junho 2016 - 16:44:30

 Tataraneta de José Bonifácio fala sobre o Patriarca a alunos do 'Escola Total'


Tataraneta do José Bonifácio, a economista e empresária Graziela Andrada, 49, veio especialmente de São Paulo, nesta quarta-feira (15), ao núcleo do 'Escola Total' na Sociedade de Melhoramentos Jardim São Manoel, para conversar com 40 alunos do 4º e 5º ano da escola José Carlos de Azevedo Júnior. As crianças se surpreenderam quando souberam que estavam diante de uma parente do Patriarca da Independência.

Graziela começou o bate-papo contando uma curiosidade: “O nome de batismo dele é José Antônio, porque nasceu em 13 de junho, dia de Santo Antônio. O pai dele chamava-se Bonifácio e todos se referiam a ele como José do Bonifácio e aí ficou José Bonifácio”, revela.


[ Leia mais! ]
gerente - quinta 16 junho 2016 - 17:29:54

 Palestra sobre empreendedorismo desperta vocações entre alunos do 'Escola Total'


Cinquenta alunos de 10 a 14 anos do programa de jornada ampliada 'Escola Total' assistiram, nesta quinta-feira (16), no Centro Comunitário São Judas, palestra sobre empreendedorismo, realizada pelas Etecs Aristóteles Ferreira (Ponta da Praia) e Santos Dumont (Guarujá).

O coordenador do curso de cozinha da Etec Santos Dumont (Guarujá), Valdeci Valeriano Santos, destacou que estudar é fundamental para empreender. “Nossa imagem positiva deve ser criada na sala de aula. Os professores muitas vezes abrem portas para o mercado de trabalho.”


[ Leia mais! ]
gerente - quinta 16 junho 2016 - 18:01:52

 Alunos trocam correspondências ilustradas no projeto 'Santos à Luz da Leitura'


Os cinco mil alunos das escolas municipais de período integral e dos núcleos do programa 'Escola Total' trocaram correspondências ilustradas, no primeiro semestre, sobre a Argentina e o Peru. Os países estão inseridos na temática do projeto 'Santos à Luz da Leitura: Meu mundo é maior do que meu quintal'. No segundo semestre, eles aprenderão sobre o Chile.

Na semana passada, representantes do 6º ao 9º anos da unidade Avelino da Paz Vieira foram à agência dos Correios, próxima ao Mercado, para postar dez cartas a respeito da Argentina: oito delas para a escola Martins Fontes e duas ao aluno de atendimento domiciliar Leonardo Carrasco.


[ Leia mais! ]
gerente - quinta 16 junho 2016 - 17:25:32

Ir para pág.       >>