Ausência - De 25 de Abril a 04 de Maio


SESSÕES16:00 - 18:30 - 21:00
     
 "Ausência"  

Drama / Brasil / 2015 / 87 minutos / Cor / Digital

ausencia_3.jpg

Direção:  Chico Teixeira
Roteiro: Chico Teixeira, César Turim e Sabina Anzuategui
Fotografia: Ivo Lopes de Araújo
Montagem:  Vania Debs
Elenco: Matheus Fagundes, Irandhir Santos, Gilda Nomacce, Thiago de Matos.

Classificação – 12 anos

ausencia_2.jpg

Serginho (Matheus Fagundes) é um menino de 14 anos, de classe média baixa, muito mais maduro que os outros jovens de sua idade. Com a separação dos pais, ele acabou assumindo o papel de homem da casa. Ele cuida de seu irmão mais novo, Wiliam, e de sua mãe ausente e alcoólatra, Luzia (Gilda Nomacce). Trabalhando em uma barraca de feira com seu tio, ele só se diverte ao lado de Mudinho, um amigo guardador de carro e com Silvinha sua primeira paixão. O único adulto com quem Serginho tem um relacionamento de afeto é o professor Ney (Irandhir Santos), que o ajuda com o dever de casa durante à noite. Essa relação guarda uma certa tensão entre o despertar de sua sexualidade e a busca de uma figura paterna


ausencia_1.jpg

E por esse ponto de vista confuso, de um garoto sensível, que vive um amadurecimento forçado, é que a narrativa vai sendo construída, gerando questionamentos sobre o abandono, a solidão e as responsabilidades da vida adulta. 
Trata-se de um recorte da vida em transformação. O diretor Chico Teixeira optou por uma estética realista, com a câmera orgânica e iluminação naturalista, mas com a construção dos planos pensada e muito bonita, trazendo a delicadeza para a realidade difícil pela qual o protagonista está passando.


ausencia_4.jpg
 
O elenco é um ponto muito importante para que o público embarque neste rito de passagem. Os atores adultos competentes e comprometidos com o bom cinema, pontuam muito bem as curvas dramáticas do roteiro e o jovem Matheus Fagundes, em seu primeiro longa traz a veracidade e a naturalidade perfeitas para história. 
“Ausência”  participou Seleção Oficial Festival de Berlim na Mostra Panorama 2015, recebeu o Prêmio Especial do Júri e o de Melhor Ator  para Matheus Fagundes no Festival Internacional do Rio Janeiro. No Festival de Gramado faturou quatro prêmios: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro e Melhor Trilha Sonora..

ausencia_5.jpg
 Novidades | facebook twitter

PROGRAMAÇÃO
CINE ARTE

PROGRAMAÇÃO
CINE ARTE



CONFIRA:

Agenda Cultural Santos
agenda_cultural.jpg




selo_pc3.gif



MISS

logo-miss-alta.jpg




Cine Arte Posto 4 - Av. Vicente de Carvalho, s/n - Informações e reservas: (13)3288-4009