Cortinas Fechadas - de 21 a 27 de Maio


SESSÕES16:00 - 18:00 - 20:00
Exibição na sala de cinema do Museu da Imagem e do Som de Santos - MISS
Av.: Pinehiro Machado, 48 - andar térreo do Centro de Cultura Patrícia Galvão    
       
"Cortinas Fechadas"
(Closed Curtain)
   

Drama / 2013 / 106 minutos / Cor/ Digital

cortinas_fechadas_1.jpg

Gênero: Drama
Direção: Jafar Panahi, Kambuzia Partovi
Roteiro: Jafar Panahi
Fotografia: Mohammad Reza Jahanpanah
Montagem: Jafar Panahi
Elenco: Kambuzia Partovi, Jafar Panahi, Mahyar Jafaripour, Maryam Moqadam.
 
Classificação – 14 anos

cortinas_fechadas_4.png

Cortinas Fechadas é um filme dirigido de maneira clandestina pelo cineasta iraniano Jafar Panahi com a ajuda do amigo Kambozia Partovi. Jafar foi condenado pela justiça iraniana a viver em prisão domiciliar, sob a acusação de denegrir a imagem do governo do presidente Mahmoud Ahmadinejad com seus filmes. Panahi está proibido por 20 anos. de rodar novos filmes, escrever roteiros, viajar ao exterior e conceder entrevistas, mas não consegue deixar de expor suas angústias por meio da arte, mesmo que de forma secreta para o governo iraniano. O resultado mais recente é este longa metragem.

cortinas_fechadas_3.jpg

O filme é um exercício de meta-linguagem, que  se passa todo dentro da casa de praia que Panahi tem à beira do Mar Cáspio e conta a história de um escritor interpretado por Kambozia Partovi, que se refugia na praia com seu cachorro quando o governo do Irã decide que cães, impuros sob a lei islâmica, devem ser banidos. Trata-se de uma crítica simbólica a atual situação do diretor. Alias, a narrativa é repleta de simbolismos e metáforas que representam o que o próprio diretor sente.
O filme é composto de muitos momentos de silêncio e longos planos. A fotografia explora o contraste entre luz e trevas, alusão clara à liberdade e prisão.


cortinas_fechadas_5.jpg

Nesta intrigante mistura de ficção e realidade, em um terminado momento do filme existe a troca de protagonista, com próprio Jafar Panahi salta de trás das câmeras para assumir o papel principal do longa-metragem, interpretando a si mesmo. É neste trecho que surgem os recados mais explícitos, sobre as dificuldades momentâneas e a ameaça do suicídio. O filme conqusitou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Berlim.


cortinas_fechadas_2.jpg



Exibição na sala de cinema do Museu da Imagem e do Som de Santos - MISS - Avenida Pinheiro Machado, 48 - andar térreo do Teatro Municipal.
 
<w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 5&qu
 Novidades | facebook twitter

A partir do dia 12/03 - Sessões do Cine Arte no Museu da Imagem e do Som de Santos


cinearte-miss_120315.jpg
 Novidades | facebook twitter

PROGRAMAÇÃO
CINE ARTE

PROGRAMAÇÃO
CINE ARTE



CONFIRA:

Agenda Cultural Santos
agenda_cultural.jpg




selo_pc3.gif



MISS

logo-miss-alta.jpg




Cine Arte Posto 4 - Av. Vicente de Carvalho, s/n - Informações e reservas: (13)3288-4009