De Cabeça Erguida - De 23 e 29 de Junho


SESSÕES16:00 - 18:30 - 21:00
     
 "De Cabeça Erguida"  
(La Tête Haute)

Drama /França / 2015 / 120 minutos / Colorido/ Digital

de_cabeca_erguida__1.jpg

Direção: Emmanuelle Bercot
Roteiro: Emmanuelle Bercot, Marcia Romano
Fotografia: Guillaume Schiffman
Montagem: Julien Leloup
Elenco: Catherine Deneuve, Rod Paradot, Benoît Magimel, Sara Forestier

Classificação – 14 anos

de_cabeca_erguida__2.jpg

A juíza Florence Baque (Catherine Deneuve) conhece Malony (Rod Paradot) quando ele tinha apenas seis anos, devido à negligência de sua mãe drogada (Sara Forestier) em cuidá-lo. Dez anos se passam e Malony torna-se um jovem delinquente, que rouba carros e agride as pessoas à sua volta, tanto verbalmente quanto fisicamente. Diante da situação, a juíza o encaminha para um centro de recuperação e ele passa a ter Yann (Benoît Magimel) como tutor. Obrigado a seguir as novas regras, Malony faz o possível para manter sua liberdade e intransigência.


de_cabeca_erguida__3.jpg

A longa dirigido pela francesa Emmanuelle Bercot propões reflexões sobre a falência de valores de uma criação conturbada e o papel do estado no resgate de jovens que parecem fadados a um caminho sem regeneração. Sem cair nos clichês de filmes do gênero, Emmanuelle Bercot  vai dosando cenas cruas e ações  violentas com composições de imagéticas que ilustram simbolicamente, a dualidade vivida pelo protagonista. A relação de Malony com a juíza, vivida brilhantemente por Catherine Deneuve,  passeia em vários  momentos por sentimentos antagônicos. Da mesma forma que ele demonstra  ter raiva dela, ela figura como o porto seguro do rapaz.


de_cabeca_erguida__4.jpg
 
Cabe aqui o destaque ao ator iniciante Rod Paradot, estudante de uma escola técnica e que nunca tinha atuado antes. Ele, muito bem conduzido pela diretora, que também é atriz, proporciona a personagem um grau de verdade essencial para criar a empatia com o público, e trazer a tona o lado selvagem de um jovem que no intimo clama por ajuda. A fotografia do filme é outro ponto essencial na construção narrativa, onde a câmera na mão, sempre buscando a espontaneidade das reações imprime um tom documental, aumentando a impressão de realidade daquela trágica situação.


de-cabeca-erguida_5.jpg
 Novidades | facebook twitter

PROGRAMAÇÃO
CINE ARTE



CONFIRA:

Agenda Cultural Santos
agenda_cultural.jpg




selo_pc3.gif



MISS

logo-miss-alta.jpg




Cine Arte Posto 4 - Av. Vicente de Carvalho, s/n - Informações e reservas: (13)3288-4009