Teatro Guarany


guarany.png


O Teatro Guarany foi devolvido à população santista no dia 7 de dezembro de 2008. Com iniciativa da prefeitura, o local foi totalmente restaurado para abrigar apresentações artísticas e a uma escola municipal de artes cênicas, e impulsionar ainda mais a revitalização do Centro Histórico.

A obra de reconstrução do Teatro, inaugurado em 7 de dezembro de 1882, respeitou as formas originais do prédio na sua parte externa e refez toda a área interna (destruída por incêndio em 1981), com infraestrutura característica das mais modernas casas de espetáculos. Com custo de R$ 6,7 milhões, viabilizado pela iniciativa privada, por meio da Lei Rouanet, o projeto foi elaborado pelo arquiteto Ney Caldatto Barbosa, da Seplan (Secretaria de Planejamento).

Os recursos foram captados pela Ama-Brasil (Organização de Desenvolvimento Cultural e Preservação Ambiental), junto às empresas Cosipa-Usiminas, Telefonica, MRS Logística, Cutrale, Petrobras, Fosfertil, Comgás, Bunge, Copersucar e Carbocloro. O espaço possui 269 poltronas, 11 camarotes, 4 cadeiras para obesos e 4 espaços para cadeirantes, totalizando 350 lugares.

No prédio renovado se destacam as pinturas do teto e do foyer do segundo piso, feitas pelo artista Paulo Von Poser. O espaço abriga também a Escola de Artes Cênicas Wilson Geraldo, da Secult (Secretaria de Cultura).
Local: Praça dos Andradas, 100 - Centro Histórico
Telefone: (13) 3219-3828 (Teatro) / (13) 3219-3827 (Escola de Artes Cênicas)
Voltar a Lista de Eventos